Escolas Profissionais, Testemunhos de Alunos

Testemunhos de Alunos – Campanha 30 Casos de Sucesso

Diana Torres

Aos olhos de muitas pessoas, torna-se bizarro falar de uma escola com tanto sentimento, mas só aqueles que viveram a 100% essa experiência conseguem entender o verdadeiro significado de ser um ex-aluno da Forave.

Foi em 2016 que entrei na Forave, e ainda sem saber muito bem o que me esperava pela frente, abracei essa etapa da minha vida sem qualquer tipo de receio.Para mim, frequentar a Forave foi bem mais do que ir às aulas e absorver matéria. Foi planear o meu futuro, seguir a minha vocação, descobrir o meu valor, crescer e aprender, sem nunca ter medo de errar, porque no final de tudo, sabia que comigo caminhavam os melhores profissionais.

Eu era o exemplo vivo de uma jovem rapariga que achava que não sabia fazer nada, que não tinha jeito para nada, e que não iria haver uma profissão na qual eu fosse realmente boa e gostasse.

Claro que estes pensamentos aterrorizam alguém com apenas 16 anos de idade. Parece tantas responsabilidades e medos, para alguém que ainda só sabia sonhar.

Em 2016 decidi mudar o rumo que a minha vida tinha tomado. Inscrevi-me no curso de Gestão na Forave, só com base nas informações que tinha através do site da escola. Arrisquei! E confesso que hoje, quando penso nisso, sei que foi a melhor escolha que fiz.

O curso começou e cativou-me logo. Os professores, a maneira distinta como as aulas eram realizadas, os trabalhos e até o simples facto de ser uma escola mais pequena, fizeram-me sentir pela primeira vez, que eu estava a gostar do rumo que tinha escolhido para mim.

A vontade de desenvolver a nível profissional e pessoal era enorme, e aos poucos fui encontrando sempre novas maneiras de me superar. Frequentei todos os programas que a Forave nos proporcionava e dessa forma ia sempre evoluindo.

Os estágios foram um ponto de partida para a minha caminhada profissional.

No último ano de curso tive a proposta de ir estagiar para uma empresa em Vizela, no departamento de recursos humanos, e nesse mesmo período realizei a minha Prova de Aptidão Profissional.

Correu bem!

Ajudaram-me a escolher um estágio que era a minha cara, e me fez chegar onde estou hoje.

Hoje sou técnica de recursos humanos, e adoro o que faço.

Obrigada Forave, obrigada a todos os que de alguma forma contribuíram para me tornar o que sou hoje.

Termino assim com a, mas simples designação que encontro para descrever o que é a Forave:

“A Forave é como um guia, que nos conduz no caminho certo”.

Beatriz Correia

Quando a um mês de terminar o 9º ano, completamente indecisa do caminho a seguir, dois alunos da FORAVE apresentaram-me a escola com tamanha felicidade e entusiasmo que me convenceu de imediato a embarcar nesta aventura e realizar o Curso de Gestão na FORAVE.

Apesar de uma opção para muitos questionável, considerando que na altura uma boa aluna, com bom aproveitamento escolar, deveria seguir o ensino regular e nunca um curso profissional, posso afirmar que foi a melhor decisão tomada e em muito dita o meu sucesso profissional.

Na FORAVE, as matérias lecionadas tornam-se realmente mais acessíveis pelo aspeto prático e adaptado ao mundo profissional. Ainda assim, a FORAVE não se resume apenas a ensinar alunos dentro de uma sala, muito pelo contrário, estamos em constante contacto com empresas “reais”, temos acesso a estágios profissionais em diferentes áreas nas diversas empresas parceiras.

No meu segundo ano, estagiei na Metalogalva, onde, mais uma vez, aprendi imenso, trabalhei com profissionais excecionais e consegui ter uma pequena perceção de como o mundo empresarial funciona.

 

Durante o estágio tive oportunidade de desenvolver a minha PAP (Prova Aptidão Profissional), relacionada com a implementação de ferramentas Lean no “chão” da empresa.

No terceiro ano, embarquei numa aventura e fui estagiar para Bordéus em França, numa pequena empresa “Aqui-Villas” responsável por gerir uma série de casas para férias.

Na minha passagem pela FORAVE, participei ainda nos projetos ERASMUS+ e tive a oportunidade de participarem atividades em Tenerife, Londres, Abbeville e também recebi uma aluna francesa em minha casa. Este projeto, além de promover a igualdade e um mundo sem fronteiras, valoriza a cultura de cada um dos países e proporciona a muitos alunos vivências inesquecíveis.

Além do mais, a FORAVE proporciona o desenvolvimento dos seus alunos, disponibilizando diversas ferramentas que aliciam o nosso interesse, desde a organização de palestras e visitas de estudo, à possibilidade de participação em diversos projetos extracurriculares (Junior Achievement).

Aliado a tudo isto, a FORAVE procura preservar um equilíbrio sustentável entre os seus profissionais, alunos e as respetivas famílias, promovendo uma relação de proximidade entre os diversos intervenientes.

Hoje, afirmo-me como uma orgulhosa ex-aluna da FORAVE e o meu simples OBRIGADA aos excelentes profissionais desta instituição é insignificante para aquilo que me proporcionaram durante os meus três anos de frequência.

Felicidades para a FORAVE e parabéns pelos seus 30 anos de sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.