Escola Profissional ALSUD
Escolas Profissionais, Notícias

Sobre a Escola Profissional ALSUD

É uma escola especializada no Ensino Profissional, situada em Mértola, no sudeste do país, em que a escolha da oferta formativa inclui como critério principal a pertinência e contributo da área formativa para o desenvolvimento sustentável. A aposta na área da Gestão Cinegética, desde 2011, tem vindo a acompanhar mudanças sociais interessantes que justificam a continuação deste curso, nomeadamente a aliança entre a caça e a conservação da natureza e as crescentes exigências técnicas e profissionais na área. 

A Escola tem um Projeto Educativo assente na proximidade aos alunos, às famílias e à comunidade e assume o trabalho em rede como um fator determinante no sucesso escolar e profissional dos alunos.

A Escola Profissional pertence à Cooperativa ALSUD, entidade no seio da qual se desenvolvem várias valências de ensino e projetos que ampliam a qualidade da formação ministrada. É o caso da Escola de Caça, Pesca e Natureza (anunciada em outubro de 2019 na Feira da Caça de Mértola) que desenvolve formações especializadas complementares e abertas a todos o que desejem aumentar conhecimentos e práticas nas áreas referidas (Segurança, Sanidade das Populações, Gestão Cinegética, Organização Eventos de Caça, Falcoaria, entre outras).

Todo o projeto formativo da Escola é reforçado pelo contexto que Mértola apresenta enquanto Capital Nacional da Caça e sede do Parque Natural do Vale do Guadiana.

 

O Curso profissional de Técnico de Gestão Cinegética (TGC) é uma oferta única no país.

 

O perfil profissional e o plano de estudos do curso de TGC poderão ser conhecidos detalhadamente no nosso site (www.alsud.pt). 

Para além do currículo generalista inclui disciplinas científicas (Biologia, Química) e disciplinas técnicas que fazem a “ponte” para o mundo do trabalho (Cinegética e Conservação dos Recursos Naturais, Silvicultura, Agricultura, Ordenamento e Exploração da Caça e Pesca). Estas últimas são compostas por unidades que muito agradam aos alunos por serem muito práticas e de ligação direta à área do curso (cetraria, cães de caça, armas e munições, sanidade animal, são alguns exemplos) sendo sempre acompanhadas de trabalho de campo e visitas de estudo.

O curso apresenta períodos de Formação em Contexto de Trabalho (FCT) e de Formação em Contexto de Investigação (FCI). A FCT pode decorrer em zonas de caça (turísticas, associativas, nacionais, municipais), organizações do setor da caça, do ambiente ou da vigilância e fiscalização. A FCI são períodos formativos em contexto de projetos de investigação científica cujo objeto de estudo incida sobre as espécies cinegéticas e/ou o meio que as envolve.

 

Sobre a organização geral da formação

Os cursos profissionais têm 3 anos de duração, admitem jovens até aos 19 anos, com o 9º ano. 

À saída os cursos dão equivalência ao 12º ano e uma certificação profissional de nível IV, válido na União Europeia. 

Os alunos deslocados têm apoios financeiros ao alojamento, na alimentação, no transporte (início e final de período), bolsa de material de estudo e profissionalização (períodos de FCT). Os alunos residentes têm, também, apoios financeiros (alimentação, transporte, bolsa de material de estudo e de profissionalização). 

 

As inscrições estão abertas em www.alsud.pt e as matrículas decorrem no portal das matrículas: www.portaldasmatriculas.edu.gov.pt.

 

Contactos da Escola: 286 612 633 | 927 977 696 | www.alsud.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *