Escola Profissional de Estudos Técnicos - EPET
Artigo

Para uma Cidadania Consciente e Responsável

EPET- ESCOLA PROFISSIONAL DE ESTUDOS TÉCNICOS

A EPET- Escola Profissional de Estudos Técnicos, do Grupo ENSINUS, sempre assumiu o seu papel na promoção da formação integral dos jovens e a sua adequada inserção no mercado de trabalho. A nossa identidade assenta no respeito pelo outro e pelo mundo que nos rodeia, por isso priorizamos a excelência da tarefa educativa e a formação equilibrada dos jovens.

Desde 2017, em colaboração com a Equipa do professor Xavier Aragay e o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do Ministério da Educação e Ciência, que temos apostado em metodologias de inovação e transformação das práticas pedagógicas que partiram da consciência de que o futuro já não consiste em mudar o presente, mas em caminhar em direção ao amanhã. Desde então temos trabalhado em projeto, sobretudo em áreas transversais como as “Soft Skills”, no sentido de desenvolver competências transversais nos alunos, nomeadamente a autonomia, responsabilidade, espirito critico, mas também a inovação e criatividade, sempre baseados no respeito por si, pelo outro e pelo mundo que nos rodeia, pretendemos que esta consciencialização, lhes permita tornar as aprendizagens mais profundas e significativas, para que sejam agentes ativos no seu processo de ensino aprendizagem.

A nossa preocupação com os outros é constante e nesse sentido realizamos, como parte integrante da formação dos jovens e da consecução dos nossos Objetivos Estratégicos diversas atividades de voluntariado direcionadas a várias áreas da sociedade como o desporto, o apoio social e os cuidados de saúde, sempre no âmbito da nossa Oferta Formativa.

Acreditamos que colocar os alunos perante estas realidades os fazem crescer e desenvolver-se de uma maneira muito significativa e expressiva. Devido a esta nossa opção, a EPET tem sido convidada a participar em diversos eventos nacionais e internacionais no âmbito das áreas de formação, o que nos leva ao reconhecimento por parte das entidades que são o referente para a excelência do nosso trabalho.

Por outro lado, o Ensino Profissional tem vindo a afirmar o seu papel no Sistema de Ensino Português apresentando-se como uma opção de 1ª escolha para o prosseguimento de estudos a nível do Ensino Secundário. Os jovens, e as suas famílias reconhecem a excelência deste sistema de ensino e por isso os alunos ingressam nos cursos profissionais cada vez mais jovens, e conscientes desta sua escolha. Fazem-no, não porque sejam maus alunos, mas sim porque sabem que é uma opção de qualidade e que lhes trará muitas oportunidades de crescimento e enriquecimento.   A opção por um curso profissional, implica uma escolha por um percurso com uma componente prática muito significativa, nomeadamente a realização da Formação em Contexto de Trabalho, mas também um constante estímulo para a superação de desafios e resolução de problemas. Um ensino em que a exigência é uma constante e que requer de proatividade e dinamismo, elementos essenciais para o sucesso.

Parcerias Sólidas:

Porque entendemos que num curso profissional a Formação em Contexto de Trabalho é determinante para o sucesso dos nossos alunos, temos vindo a alargar e a consolidar um vasto leque de parcerias estratégicas com empresas e instituições, nacionais e internacionais, para proporcionar aos seus alunos uma sólida formação em contexto de trabalho, adequadas às áreas de formação e de acordo com a preferência dos alunos. Estas permitem uma aproximação ao mercado de trabalho e uma adequação da oferta formativa às necessidades efetivas do mesmo, respeitando sempre as politicas nacionais e internacionais.

A Aposta na Internacionalização

A Internacionalização da escola é outro dos Eixos de Intervenção prioritária pois acreditamos que proporcionar uma experiência de FCT fora no país é sem dúvida uma etapa marcante na formação dos jovens e no seu crescimento enquanto técnicos especializados. Com o desenvolvimento de Projetos KA1 e KA2, a fim de podermos proporcionar a um maior número de alunos, alunas e docentes esta experiência da internacionalização.

Objetivamos assim, o sucesso do aluno num projeto educativo que se sustenta no equilíbrio entre as competências técnicas e as competências sociais, pois acreditamos que só assim os jovens terão as ferramentas necessárias para enfrentar um mundo desconhecido e imprevisível que lhes trará muitos desafios.  Para isso a EPET conta com uma equipa docente em formação constante, dedicada, humana e atenta.

A EQUIPA da EPET é uma equipa disponível para ouvir os alunos, para os ajudar e acompanhar, sempre respeitando o ritmo de cada um.

 

OFERTA FORMATIVA

A oferta formativa da EPET destina-se a jovens com o 7º ou 9º ano, ou que os queiram completar, que procurem uma alternativa para a conclusão do ensino básico ou ensino secundário. Para conclusão do ensino básico, o curso de Educação e Formação de Cuidador de Crianças e Jovens, tipo 2, é uma opção. Para acesso a este curso é necessário o 6º ano de escolaridade, frequência do 7º ou 8º ano. Os jovens terão de ter 15 anos à data da matrícula e não poderão ter mais de 18 anos. Quanto aos cursos profissionais para conclusão do ensino secundário, os jovens terão de ter concluído o ensino básico com sucesso e não ter mais de 19 anos no ato da matrícula. Este percurso “permite lhes uma sólida formação” que os integra no mercado de trabalho e que resulta numa taxa de empregabilidade bastante alta. As áreas de formação dos cursos de nível secundário são Desporto, Gestão Desportiva, Ação Educativa, e Auxiliar de Saúde, áreas de grande empregabilidade e resultantes da necessidade manifestada pela comunidade.

Inês Rodrigues

Inês Pereira Rodrigues
Diretora Pedagógica da EPET

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.