Escolas Profissionais de Portugal
Escolas Profissionais, Notícias

INETE – Aqui vou longe!

Criado a 21 de Setembro de 1989, o INETE é uma escola profissional com 30 anos de experiência na área da educação, tendo sido a primeira instituição profissional em Lisboa e a segunda a nível nacional.

Desde os seus primórdios que o INETE tem como Missão formar técnicos altamente qualificados e cidadãos conscientes, com capacidade de intervenção e adaptação à mudança, promovendo a integração no mundo do trabalho e o prosseguimento de estudos. Estes são alguns dos motivos que levam a que a escola tenha uma oferta formativa abrangente, ministrando Cursos Profissionais e Cursos de Formação e Educação nas mais diversas áreas.

Da Gestão à Aeronáutica, a formação do INETE é pensada para o desenvolvimento das competências pessoas e profissionais dos alunos, razão pela qual é posto em prática um Projeto Educativo assente no desenvolvimento de competências como criatividade, cooperação, autonomia, flexibilidade e capacidade de raciocínio e de resolução de problemas. Para a Direção Pedagógica, estes são princípios fundamentais para que os formandos se tornem profissionais preparados para os desafios do século XXI. 

A internacionalização é uma das grandes apostas e desafios do INETE que, em 2018, foi reconhecido com o selo de VET Charter School, uma conquista a juntar ao selo eTwinning e ao reconhecimento da UNESCO que, em 2016, distinguiu a Instituição como uma escola que promove os objetivos de desenvolvimento sustentável e se rege pelos valores preconizados pela ONU.  

O INETE tem mantido ao longo do seu percurso uma participação ativa em projetos de cooperação internacional, tanto na área cultural como na área técnica. Desde 2001, participou em 7 projetos Comenius, 3 Leonardo da Vinci e 3 Erasmus+ KA1. Desses projetos resultaram mobilidades de 178 alunos e 57 professores, com passagens por 18 países diferentes. 

Na escola, a comunidade assume-se tolerante, preocupada com os outros e com a sociedade em geral. Estas características fazem com que os alunos desenvolvam pensamento crítico, sejam participativos e tenham um papel ativo na construção de um mundo melhor. Aliadas a estes factores estão também as competições nas quais a instituição participa e que incutem nos alunos uma cultura empreendedora, ambiciosa e de cidadania. É essa postura que tem valido ao INETE um número variado de palmarés e distinções honrosas, entre os quais se destacam a participação nos projetos: TECLA, TOPAS, FAQTOS, Todos Contam, Prémio tecnológico Junior Achievement ou SiteStar.

Ao nível da preparação para o mercado de trabalho, são realizados projetos cooperativos e estágios profissionais em entidades públicas ou privadas, ao abrigo dos protocolos de cooperação que a escola estabelece com empresas das mais diversas áreas. Esta metodologia visa aproximar os alunos da realidade profissional da sua área de formação, por isso todas as turmas realizam, pelo menos, uma visita a uma empresa, onde podem contactar com profissionais da área, visualizar métodos e ferramentas de trabalho e colocar dúvidas a quem está no exercício da sua actividade. O procedimento serve também para que os formandos reflitam sobre a importância de competências não profissionais que se tornam transversais ao exercício de qualquer atividade. 

A escola assume assim um compromisso com a sociedade em geral e com o mercado de trabalho em particular. O aluno é o centro de todo o Projeto Educativo, tendo uma voz ativa naqueles que são considerados os objectivos e desafios futuros da instituição.

Ainda que existam provas dadas, há também uma inquietude, pautada pela vontade de chegar mais além. Todo o trabalho realizado até então é valorizado, mas mantém-se a vontade de estar constantemente a par das evoluções políticas, sociais, económicas e culturais da sociedade, no sentido de manter sempre atualizados os perfis dos profissionais, bem como dos conhecimentos técnicos e científicos. 

Uma escola para quem quer ir longe!

INETE - Dra. Fernanda Torres

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *