Escola Profissional Vila Franca do Campo
Escolas Profissionais, Notícias

Escola Profissional de Vila Franca do Campo a contribuir para o setor empresarial e do turismo

Os cursos de Técnico/a de Apoio à Gestão e Técnico/a de Cozinha/Pastelaria, ambos do nível IV, que conferem equivalência ao 12º Ano de escolaridade, são os cursos que a Escola Profissional de Vila Franca do Campo (EPVFC), valência da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, vai ministrar no próximo ano letivo 2020/2021, nas instalações da sua sede na freguesia de S. Pedro e do seu pólo na freguesia de Ponta Garça, ambas situadas no concelho de Vila Franca do Campo, Ilha de S. Miguel- Açores.

A oferta formativa apresentada pela Escola baseia-se no diagnóstico de necessidades de formação às entidades empregadoras que realizou, essencialmente às empresas da Ilha de S. Miguel, na Região Autónoma dos Açores, uma das regiões autónomas do nosso país. Essa oferta formativa, segundo a mesma Escola, espelha também as necessidades de formação sentidas na referida Região, pelas indicações da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, órgão da Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial.

A Escola mantém as inscrições abertas até que tenha condições para a abertura do novo ano letivo, no máximo até ao final do mês de outubro. Poderão realizar a sua inscrição através dos contactos da referida Escola, privilegiando, quando possível, as plataformas digitais, devido à situação causada pela pandemia do COVID-19. Os requisitos para a entrada no curso são possuir o 9º ano de escolaridade e ter mais de 15 anos e menos de 24 anos à data de entrada no curso.

A EPVFC iniciou a sua atividade letiva a 15 de Dezembro de 1997. Atualmente conta com 120 formandos distribuídos pelos cursos técnico-profissionais, de nível IV, nas áreas de contabilidade, cozinha e restauração, comércio e vendas, assim como um curso na área da restauração, no âmbito do Programa Reativar (formação para adultos desempregados). Paralelamente a toda a vertente pedagógica, esta escola também desempenha um importante papel na vertente sociocultural, no ambiente em que se insere geograficamente, como é o caso da realização da marcha para o tão afamado São João da Vila. É uma das suas principais preocupações estabelecer um conjunto de parcerias, algumas de grande renome regional, como o caso do Grupo Bensaúde, do Grupo Marques, etc, que permitam a concretização dos seus objetivos, no que diz respeito essencialmente às aulas práticas e à formação em contexto real de trabalho.

Sobre o lema “A Educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida” (Lucius Annaeus Seneca), a EPVFC prepara os seus formandos para o mundo do trabalho cada vez mais desafiador e exigente, baseado nos valores do trabalho e do empreendedorismo, na promoção das competências socioprofissionais e na preparação dos formandos para o saber-fazer e, em geral, para a vida. A EPVFC tem mantido um nível de qualidade de ensino que lhe coloca numa das melhores respostas na área do ensino profissional na zona circundante, o que se pode comprovar pelos prémios e destaques, sobretudo na área do empreendedorismo, que tem ganho nos últimos anos. A principal missão desta escola é acolher, formar e preparar para a vida aqueles que por ela passem.

 

Carla Botelho Vieira
Coordenadora do GOIAP – Escola Profissional de Vila Franca do Campo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *