Escola Profissional de Estudos Técnicos - EPET
Escolas Profissionais, Notícias

Escola Profissional de Estudos Técnicos – EPET

QUEM SOMOS:

A Escola Profissional de Estudos Técnicos (EPET) foi criada em 1990, na sequência de um protocolo de cooperação entre os Ministérios da Educação português e holandês. Ao longo da sua história a EPET teve o privilégio de participar em programas e iniciativas diversas que se desenvolveram, tanto no contexto nacional, como internacional. A Escola esteve envolvida em vários programas de intercâmbio e cooperação com outras escolas e organismos de formação profissional de países como a Holanda, Eslováquia, França, Alemanha e Reino Unido.

Foi durante largos anos uma escola pública, a funcionar em instalações próprias na zona de Telheiras e, no ano letivo de 2002/03, passou a ter como entidade tutelar o grupo ENSINUS. Em 2012 encetou um processo de revitalização sustentado e faseado, que passa pela diversificação da Oferta Formativa. É um estabelecimento de ensino de natureza privada que tem por finalidade a promoção e o desenvolvimento de atividades de educação e formação, para as quais está legalmente autorizada, centrando a sua atividade principal nas ofertas formativas de dupla certificação, do nível básico e secundário de educação e do nível 4 de qualificação profissional.

O QUE PRETENDEMOS:

A EPET é uma instituição dinâmica, pensada, planeada e criada com o intuito de proporcionar reais alternativas de formação aos jovens que pretendem enveredar por uma via profissionalizante. A todos eles objetiva fomentar e incentivar o desenvolvimento de capacidades e competências adequadas às necessidades do mundo atual.

Pretende proporcionar um ensino de qualidade e qualificante que vise o reconhecimento por parte do tecido empresarial local e regional. Neste âmbito, investe numa sólida formação inicial que contemple a aquisição, o aprofundamento e o domínio de conhecimentos, competências, capacidades e atitudes, para que os jovens formandos venham a atingir no desempenho da sua atividade profissional, níveis de excelência, quer como cidadãos, quer como técnicos. Tem como missão: FORMAR PARA UMA CIDADANIA RESPONSÁVEL E CONSCIENTE, preparando os jovens para a vida ativa e profissional através de um ensino personalizado e dinâmico que contribua para o desenvolvimento sustentado e alicerçado em competências profissionais e técnicas que potenciem as valências pessoais e de cidadania.

A EPET pretende ser uma Escola Profissional de referência a nível regional e nacional, na área da formação de nível IV, um modelo de competência para outras escolas profissionais, através da implementação do seu Projeto Educativo e lembrada e reconhecida por todos os formandos, jovens e adultos, que aqui fizeram a sua formação.

OFERTA FORMATIVA

Com uma oferta formativa diversificada e equilibrada, a EPET defende uma filosofia  de proximidade entre os elementos da comunidade escolar, facilitadores do processo de aprendizagem, através da formação teórica em sala de aula, da prática simulada e da formação em contexto de trabalho. A visão estratégica da EPET passa pela consolidação e diversificação da oferta dentro destas áreas em começa a ter alguma tradição, procurando manter e diversificar parcerias com o tecido empresarial para que proporcione aos seus alunos uma formação o mais próxima possível dos perfis de saída exigidos pelo mercado de trabalho. A Oferta Formativa tem vindo a ser alargada, por forma a tornar-se mais próxima das reais necessidades dos mercados e da comunidade em que se insere, tendo sempre em conta as áreas necessárias ao mercado resultantes da análise de fontes sobre o mercado de trabalho.  Atualmente com 8 turmas de cursos profissionais de nível secundário, e de cursos CEF tipo 2, a oferta formativa, para o ano letivo 2020-2021, da EPET traduz-se numa estratégia definida em áreas de intervenção prioritária e contempla os seguintes cursos: Auxiliar de Saúde, Ação Educativa, Desporto, Gestão Desportiva e Cuidador de Crianças e Jovens.  Cursos que permitem uma ligação constante ao mercado de trabalho, bem como uma especialização técnica nas áreas selecionadas, permitindo um aumento da qualificação e especialização técnicas.

 

Porquê a EPET?

  • Porque aposta no desenvolvimento de atividades que fomentam a formação integral dos formandos, no sentido de promover a cidadania responsável, a solidariedade e a inclusão social
  • Porque sustenta o seu projeto no desenvolvimento de princípios fundamentais como o respeito, a cidadania, partilha, integridade e responsabilidade, pilares fundamentais na construção de projetos de vida conducentes ao sucesso.
  • Porque aposta nos jovens como maior mais-valia da sociedade, por isso, as suas metas educacionais assentam em quatro pilares da educação: aprender o saber-conhecimento, o saber-fazer, o saber ser e o saber-vivendo e interagindo em sociedade.
  • Porque aposta no desenvolvimento integral dos seus alunos, e os encaminha no percurso do sucesso e da excelência;
  • Porque permite o prosseguimento de estudos para o ensino superior.
  • E, ainda porque baseamos a nossa ação no respeito pelo outro e pelo mundo que nos rodeia, por isso priorizamos a excelência da tarefa educativa e a formação equilibrada dos jovens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *