Escola Profissional do Infante
Escolas Profissionais, Notícias

30 Anos de Escola Profissional do Infante

A Escola Profissional do Infante (EPI) está de parabéns! Em agosto deste ano, são 30 os anos dedicados à educação e formação dos nossos jovens, tanto como alunos, como também cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. Este longo percurso faz da EPI uma escola repleta de história e histórias, uma escola madura, cheia de momentos enriquecedores que foram pintando cada passo da sua longa caminhada, mas é, acima de tudo, uma escola sempre disposta a perspetivar um futuro com ainda mais sucesso.  

A EPI desenvolve o seu projeto Educativo em Vila Nova de Gaia, promovendo a formação de jovens e adultos nas áreas dos serviços e ministrando cursos de dupla certificação, nível IV e nível II e formação de adultos nas vertentes escolar e profissional. 

No próximo ano letivo, a EPI apresentará a toda a Comunidade, sete cursos Profissionais de dupla certificação, nível IV da EU e equivalência ao 12º ano de escolaridade: o Curso Profissional de Técnico Comercial, o Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, o Curso de Profissional de Técnico de Turismo, o Curso Profissional de Técnico de Organização de Eventos, o Curso Profissional de Técnico de Comunicação e Serviço Digital, o Curso Profissional de Técnico de Fotografia e o Curso Profissional de Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Publicas e Publicidade. 

Esta oferta passa ainda por quatro cursos de Educação e Formação de dupla certificação nível II da EU e equivalência ao 9º: Curso de Operador de Informática, Curso de Operador de Fotografia, Curso de Assistente Administrativo e Curso de Assistente de Cabeleireiro.

Atualmente, a nossa EPI tem uma lotação para 703 alunos e um corpo docente jovem e dinâmico, que já perfaz 44 docentes e 26 não docentes. 

Neste sentido, e de forma a ir ao encontro das necessidades de todos, a Escola Profissional procedeu à revisão do seu Projeto Educativo, na qual foram envolvidos todos os parceiros, assim como todos os interessados na educação e formação: encarregados de educação, alunos, professores, entidades oficiais, tais como a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Sindicatos, Associações Empresariais, empresários, sociólogos e educadores. Este envolvimento permitiu construir um Projeto Educativo capaz de mergulhar num futuro ainda mais brilhante e promissor, levando e acompanhando os jovens e adultos a apropriar-se de conhecimento e competências para as futuras novas profissões, mas também para as mutações das atuais ofertas de trabalho.

Ao longo destes anos, o Projeto Educativo da Escola Profissional do Infante é de uma simplicidade e credibilidade que cria perplexidade na sua aplicação. É um Projeto Humanista, já que os nossos jovens são valorizados, e possui como apanágio máximo o respeito pelas singularidades de cada um e pela inclusão de todos. Existe grande contacto e proximidade com encarregados de educação, o que faz com que sintam e vejam a nossa escola como o lugar ideal para educar os seus educandos.

Para além do mais, o resultado do nosso Projeto Educativo está nos melhores rankings nacionais e regionais mas, o mais importante, são as elevadas taxas de conclusão do 12º ano e de 9º ano, assim como as elevadas taxas de empregabilidade e prosseguimento de estudos.

Sempre estivemos, estamos e certamente estaremos no bom caminho, no caminho do sucesso.

Há que referir que no próximo ano letivo vão ser lançados às Escolas Profissionais desafios novos, nomeadamente, a procura dos Cursos Profissionais por parte dos jovens para acesso ao ensino superior. Neste sentido, compete-nos criar um processo de vigilância e de orientação vocacional, de forma a não desvirtuar a sua génese, que é formar jovens para os quadros intermédios das empresas, possibilitando, igual e naturalmente, a saída para o ensino superior. Esta escolha pelo ensino profissional não pode deixar de lado, muito menos esquecer, os interesses dos estudantes e das empresas, arranjando, para que tal não suceda, todas as formas possíveis para responder às reais necessidades do mercado de trabalho.

Foi Grande o nosso percurso de 30 anos. No entanto, todo os sacrifícios valeram a pena… aprendemos, crescemos, evoluímos, consolidámos o nosso projeto e, cabe-nos agora a tarefa de o projetar para o futuro!

Escola Profissional do Infante
Escola Profissional do Infante

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *